Modalidades de ensino profissionalizante para jovens existentes em Portugal

Se viram o post anterior, acerca do sistema de educação e formação português, poderão ter já identificado as diversas modalidades de ensino profissionalizante existentes em Portugal, no entanto, aqui fica a lista.
Irei dedicar um post a cada uma delas contendo informação mais detalhada.

Modalidades de educação e formação de dupla qualificação:

Cursos de Educação e Formação (CEF) - dirigidos a jovens com idade superior a 15 anos que tenham concluído o 1º ciclo do ensino básico. São cursos que conferem certificação escolar do ensino básico. Os CEF de tipo 2,3 e 4, conferem também certificação profissional de nível 2 do Quadro Europeu de Qualificações (QEQ). Estes cursos são ministrados em escolas do sistema público e privado, escolas profissionais, centros de formação profissional do IEFP, outras entidades formadoras certificadas.

Cursos Profissionais - dirigidos a jovens com idades entre os 15 e os 18 anos (prevendo-se algumas excepções), que tenham completado o 9º ano de escolaridade. São cursos de nível secundário de educação, conferindo certificação escolar (12º ano) e certificação profissional de nível 4 do QEQ. Estes cursos são ministrados em escolas secundárias públicas e escolas profissionais.

Cursos de Aprendizagem -  dirigidos a jovens com idade até aos 25 anos, que tenham completado o 9º ano de escolaridade. São cursos de nível secundário de educação, conferindo certificação escolar (12º ano) e certificação profissional de nível 4 do QEQ. Estes cursos são ministrados em centros de formação profissional do IEFP e outras entidades formadoras certificadas.

Cursos com Planos Próprios -  dirigidos a jovens que tenham completado o 9º ano de escolaridade, são cursos de nível secundário de educação, conferindo certificação escolar (12º ano) e certificação profissional de nível 4 do QEQ. Estes cursos são ministrados principalmente por escolas privadas e cooperativas mas também por escolas públicas.

Cursos Artísticos Especializados - dirigidos a jovens com idade igual ou superior a 15 anos, que tenham completado o 9º ano de escolaridade. São cursos de nível secundário de educação, conferindo certificação escolar (12º ano) e certificação profissional de nível 4 do QEQ. Estes cursos são ministrados em escolas públicas, privadas ou cooperativas.

As modalidades acima descritas enquadram-se dentro do ensino obrigatório.

Modalidades de ensino pós-secundário:

Cursos de Especialização Tecnológica (CET) - dirigidos a jovens e/ou adultos que tenham concluído o ensino secundário, ou que tenham obtido aprovação a todas as disciplinas do 10º e 11º anos de escolaridade e que tenham estado inscritos no 12º ano sem o concluir; ou que sejam titulares de um diploma de outro CET ou um diploma de ensino superior. Estes cursos são ministrados em escolas públicas, privadas ou cooperativas, centros de formação profissional do IEFP, ou outras entidades formadoras certificadas. Conferem um certificado profissional de nível 5 do QEQ.

Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) - dirigidos a jovens e/ou adultos diplomados do ensino secundário, de CET, de CTeSP ou do ensino superior. São cursos considerados ciclos curtos do ensino superior. São ministrados em Institutos Politécnicos e conferem um diploma de técnico superior profissional (não conferente de grau, isto é, não é um diploma de ensino superior).


Existem outras modalidades de formação que são especialmente dirigidas a adultos: 
Cursos EFA - Educação e Formação de Adultos;
Formação modular certificada;
Processos de RVCC - Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências;


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Apresentação

Cursos Profissionais